ESPÍRITO SANTO, PARÁCLITO. ESPÍRITO SANTIFICADOR, que nos impulsiona para o CRIADOR.

INSPIRAÇÃO E VERDADE DA SAGRADA ESCRITURA

Deus é o Autor da Sagrada Escritura. “As coisas divinamente reveladas, que se encerram por escrito e se manifestam na Sagrada Escritura, foram consignadas sob inspiração do Espírito Santo”.

“A santa Mãe Igreja, segundo a fé apostólica, tem como sagrados e canônicos os livros completos tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes. porque, escritos sob a inspiração do Espírito Santo, eles têm Deus como Autor e nesta sua qualidade foram confiados à própria Igreja”. ( Catecismo 105)

Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados. “Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo Ele próprio neles e através deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse”. (Catecismo 106)

Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira dos homens. Para bem interpretar a Escritura é preciso, portanto, estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles. (Catecismo 109)

Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições da época e da cultura deles, os “gêneros literários” em uso naquela época, os modos de sentir, falar e narrar, correntes naquela época. “Pois a verdade é apresentada e expressa de maneiras diferentes nos textos que são de vários modos históricos ou proféticos ou poéticos, ou nos demais gêneros de expressão”. (Catecismo 110)

Deixe um comentário